quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ali no encontro entre o céu e o mar
Nascem-me sonhos que os vendo acredito.

Tropeço a calçada Lisboeta
Em jovial peripécia de estar
Com planos para o futuro.

Saco do bolso o tabaco de enrolar
E enrolo um cigarro para fumar.

A gente que passa a pé,
De autocarro e eléctrico
Olha-me surpreendida
E eu lhes retribuo sorriso agradecido.

Não é por nada mas gosto da atenção
Muda dos outros
E a sua dúvida perante a minha saliência.

Fumado o cigarro me movo com o vento
E encontro o que me procura(já há tempo).

Vivo em calma nestes tempos de turbulência
E é, creio, essa calma que desacalma e surpreende
Quem me vê.

Tenho o grande dom de dar sem esperar receber.

E tanto me já habituei a não receber
Que quando recebo como que me estorva.
Mas logo reconheço que quem me dá
Também dá por querer dar
E assim sintonia é gerada e somos felizes.

Gosto de apreender a vida solitariamente
E gostar do que gosto para me entreter.

Antes pensaria que tinha de não gostar de mim
Para me livrar da solidão e gostar dos outros então.

Mas não, não é necessário.

A mudança real não gosta de brusquidão
Nem de revolta.
A mudança faz-se porque apetece e não por fuga.
Apetecendo se recolhe as linhas do destino
A um novo gosto, e tudo, a partir daí, vai por ali.

É engraçado como é o tempo que lima
As arestas afiadas da adolescência, criando,
Finalmente, algo coerente e como que redondo.

O racional pensa em recta mas o coração pensa
Em curva para gerar compreensão.

Viver em recta é o erro de quem pensa
Que o mundo contemporâneo tem-lhe algo
A dizer(ou censurar).

Olho a Natureza e toda ela é
Redonda e dinâmica
Mas viro a cara para o barulho e o desassossego
Da sociedade humana e me parece
Que tudo anda para onde Tem de andar,
Isto é, sem prazer.

É que o prazer é qualquer coisa
De delicado e como que feminino
Que deve ser escutado antes de mexido.

Devido a uma disciplina diabólica,
Tudo isto que escrevo, é absorvido e compreendido
E assim a vida se faz entre o humano contemporâneo
Que se é e a Natureza universal que se é também.

Sem comentários: