quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Encontrado por detrás da porta
Vigio a vida como um espantalho
Ilustre e soberano.

Amante de tudo
Que seja transitório
Invejo as mil e uma
Projecções de vida
Que passam por mim.

São impossíveis,
São outras vidas
Mas o problema
É que as quase que Sei…

Corro ali a buscar um copo de água,
Da sede que me faz o tanto imaginar.

Poucos são os que entendem
Que tenho uma vida sim
Mas tão diferente a esta alheia.

Um certo gosto pelo dramático
Porque é o que mais me oferece
Enredo por onde descobrir saída
Auxiliar à vida: arte.

Gosto de tudo o que
Anda por aí
Pois já não guardo
Qualquer esperança em mim.

É um consolo
Poder em nada acreditar
E ver que continuo
Por aqui a tropeçar
Em novidades, surpresas,
Desilusões e alegrias.

Cada passo, uma impossibilidade
E, no entanto, caminho como
Se nada fosse.

É o gozo de levar
Uma vida que me nada
Tem a oferecer
E assim me exige
Que faça eu tudo para que
Vale a pena a viver.

Sozinho é a certeza
E se me a isso
Resigno finalmente
Depois poderei estar
Tranquilamente acompanhado.

O crucial é as exigências e degraus
Que tenho para comigo,
E a realidade apenas a plataforma
Desta minha evolução.

Assim, vazia e pobre,
Gosto mais dela.

Sem comentários: