domingo, 19 de agosto de 2012


   Partindo do princípio que somos bichos e inúteis, um tanto, ao universo, é formidável a atenção egocêntrica a que nos prestamos dia-a-dia. Eu, acima da maioria, reconheço-me como um mestre do egocentrismo e egoísmo máximo. Sei e não sei, ao certo, o que me leva a este fim mas a verdade é que, por mais que tente mudar, não consigo deveras mudar. Viver é um esgotamento por si, assim. Tudo o que não responda à visceral demanda de novidade que tenho é-me um intruso e uma, por vezes, ofensa ou humilhação. Recorro ao meu tempo, humildemente para comigo, ferozmente para com os outros. Meu olhar é necessariamente agressivo e insensível quanto mais me sinta ameaçado, directa ou indirectamente, pelos demais. Vivo prostrado no meu único conhecimento, que a meu ver, de tão único, se torna afinal universal. Mas o universo, como a arte, não tem qualquer dó pela condição física do espírito humano e assim quem assim pensa, como eu, sofre e sofre um pouco mais. Ironicamente, penso que quem mais se “safa”(é bom) nesta maneira de ser é quem muito mais se via(/vê) a (querer) ter uma vida comum, normal, coloquial e social.
Que deslumbre a alma simples! Aquele que aceita e vive, esquecendo o “por resolver”, sabendo-o não de sua conta, pois claramente é representante doutro patamar.
É realmente fascinante o quanto, olhando esta gente ao meu redor, me imagino entre eles, sendo um deles! Mas devido à minha superlativa consciência nunca consigo me coibir a apenas ser sem disso me aperceber. Nasci com uma alma simples mas esta se furou com o amor e depois, de tanto vazio, comecei a encher-me de tudo do mundo. (Bom, mau, o que é isso para uma alma simples?) Assim, hoje, estou cheio de merda e diamantes – numa mesma e única casta, cá dentro – todos não-eu e lá no meio, deambulante, partículas de minha antiga simplicidade juntam toda esta complexidade num só, que sou eu actualmente. Sou então um indivíduo vazio pelo amor e cheio pelo mundo. O que daí advém é um ser com demais consciência de seu próprio e devido absurdo.  

Sem comentários: